sou patrícia martinelli, maquiadora e caracterizadora, mas só pude assinar assim depois de me formar em ciências sociais pela puc-sp e passar pela crise obrigatória dos formandos. e daí resolvi ouvir minhas amigas – aquelas que sempre me pediam um olho delineado – e decidi estudar maquiagem no senac em 2009, assim como artes plásticas na escola panamericana de arte e design. em 2012 fiz assistência para o maquiador eliezer lopes, com quem aprendi muito sobre beleza da pele.
em 2013, vi no audiovisual maior possibilidade para construir personagens dentro de uma narrativa social mais profunda, permitindo, assim, que eu explorasse a maquiagem como uma ferramenta para contar histórias.
algum tempo depois, em 2015, o crescente interesse pelos efeitos especiais me leva até los angeles onde estudei na cinema makeup school. ali descobri que esculpir e fazer próteses permitem elevar a qualidade do meu trabalho e atingir resultados que me ajudam na tarefa de contar histórias. o curso programado para trinta dias transformou-se em um semestre, com direito a estágio nos estúdios do artista erick rodriguez e alice in wonderland. com essa experiência aprendi muito, não só sobre efeitos especiais, mas sobre improvisar e trabalhar com os prazos curtíssimos tão habituais em nossa área profissional.
toda essa bagagem me proporcionou a oportunidade de trabalhar em projetos complexos, como o doutrinador (longa metragem e série para o canal space), a série ninguém tá olhando (netflix) do diretor daniel rezende e comerciais para natura, pepsi, jeep e outras grandes marcas.
hoje, sigo desenvolvendo trabalhos em comerciais, longa e curta metragens, séries e vídeo clipes.